Objetivo cultural!

Este blog é um projeto experimental de Ação Cultural de nós alunos de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, que busca promover a interação das pessoas com a biblioteca, mostrando que esta não é só um espaço organizado de livros catalogados, mas também um espaço onde cultura, informação e conhecimento se encontram.






EXPOSIÇÃO DO MANIFESTO!

O MANIFESTO NOSSO ESTÁ EXPOSTO NO MURAL DA BIBLIOTECA!



CONFIRAM!








"Veja", um lixo desde 1974....

Posted by Manifesto! Marcadores: , ,

"Lixo, sim: lançamento inútil". Foi como definiu, em julho de 1974, a revista "Veja" o livro "A Via Crucis do Corpo", de Clarice Lispector. Não foi a única crítica impiedoso. Até o "Jornal do Brasil", onde ela trabalhou, disparou: "teria sido melhor não publicar o livro, em vez de ser obrigada a se defender com esse falso desprezo por si própria como escritora".

Reportagem na integra em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u656366.shtml

Trecho do conto "A Língua do p", sobre Cidinha, uma professora de inglês de Minas Gerais que está num trem com destino ao Rio de Janeiro. Dois homens entram no vagão, um "era alto, magro, de bigodinho e olhar frio, o outro era baixo, barrigudo e careca":
"Havia um mal-estar no vagão. Como se fizesse calor demais. A moça inquieta. Os homens em alerta. Meu Deus, pensou a moça, o que é que eles querem de mim? Não tinha resposta. E ainda por cima era virgem. Por que, mas por que pensara na própria virgindade? Os homens começam a falar numa língua incompreensível, que Cidinha logo reconhece como a língua do p. Mas ela tem de fazer de conta que não entende, porque eles estão dizendo que tão logo o trem entre num túnel vão estuprá-la. "Me socorre, Virgem Maria! me socorre! me socorre!", ela pede em pensamento, enquanto os homens tagarelam naquela língua infantil. Eles podem matá-la, dizem, se ela resolver resistir. Acendendo um cigarro para ganhar algum tempo, a inspiração a ilumina: "Se eu me fingir de prostituta, eles desistem, não gostam de vagabunda".
"A Via Crucis do Corpo"
Clarice Lispector

4 comentários:

  1. Francisco A A

    Bem legal a tira da Mafalda. O texto da sobre a Clarisse também achei bacana!
    Abraço!

  1. Anônimo

    Com nós não, conosco.

  1. Anônimo

    Meu nome não é Osnir...

  1. Manifesto!

    uhmmm.. muito obrigada! erro alterado